O Prêmio Educação foi instituído pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado – Sinpro/RS, em 1998, com o objetivo estimular e valorizar profissionais, instituições e projetos comprometidos com o ensino de qualidade e com a construção da cidadania.
O Prêmio se caracteriza por abranger amplamente a educação gaúcha, tanto da rede pública quanto do ensino privado, a partir de indicações espontâneas da sociedade gaúcha diretamente pela página da premiação.
Nos últimos anos, foram laureados com o troféu Pena Libertária, desenhado exclusivamente para o Prêmio, 25 profissionais da educação, 28 projetos e 25 instituições, além de menções honrosas em ocasiões especiais.
Desde 2023, a premiação passou a ser orientada por Regulamento Geral e, cada edição, por Edital próprio.
O Sinpro/RS publicou, no dia 8 de agosto, o Edital 2024 que define os prazos e demais orientações para a 27ª edição, que ocorre neste ano.
Os vencedores de 2024 serão laureados no dia 18 de outubro, em Porto Alegre, em solenidade específica.
O troféu Pena Libertária foi concebido pelo artista plástico Gustavo Nakle, em 1998, especialmente para o Prêmio Educação RS. Trata-se de uma estatueta de 25 centímetros, caracterizando uma pena que adquire a forma de figura humana num movimento de expansão.